- Alpha Cripto Newsletter
- Posts
- Bitcoin como Estratégia de Poder
Bitcoin como Estratégia de Poder
Por que os EUA querem criar uma reserva de Bitcoin e o que isso significa para o mercado global?
Em seu discurso na conferência do Bitcoin neste ano, Donald Trump prometeu criar uma reserva estratégica de BTC nos Estados Unidos.
A princípio, o discurso pode ser visto apenas como mais um promessa eleitoral, mas isso pode ter um profundo impacto no mercado cripto e iniciar uma corrida por parte de outros países ao ouro digital.
Na edição de hoje, vou apontar o que já tem sido falado, como está a disputa pela Secretaria do Tesouro Americano e como isso pode impactar no preço do nosso querido e amado bitica da massa.
Sejam muito bem-vindos! Esta é a newsletter do Evandro Pit - seu alpha do mercado cripto.
Uma nova edição todas as segundas, quartas e sextas com tudo o que há de mais importante para você ficar por dentro.
FALA MEUS PIT! 🐺
El Salvador fez história em setembro de 2021 ao se tornar o primeiro país no mundo a adotar o Bitcoin como moeda de curso legal, ao lado do dólar americano.
Essa decisão, liderada pelo presidente Nayib Bukele, foi amplamente celebrada pela comunidade cripto global como um marco na aceitação institucional das criptomoedas.
Na época, o governo argumentou que o Bitcoin poderia impulsionar a inclusão financeira, facilitar remessas internacionais e atrair investimentos estrangeiros para o país.
Recentemente, Bukele, tirou onda no seu perfil do X (antigo Twitter) com o lucro 100 milhões de dólares que El Salvador conseguiu por causa da sua reserva de Bitcoin.
Outro país pequeno que possuí fortes ligações com o Bitcoin é o Butão.
Apesar de seu perfil discreto no cenário internacional, o país vem utilizando sua abundante energia hidrelétrica renovável para minerar BTC.
A iniciativa é liderada pela Druk Holding & Investments (DHI), o braço de investimentos do governo butanês.
Hoje eles mantém uma reserva de 12.207 de BTCs.
Padrão Bitcoin - a nova ordem?
Até 1971, os Estados Unidos mantiveram o dólar lastreado ao ouro, ou seja, para cada dólar emitido, devia ter uma quantidade de ouro em reserva no tesouro.
Com o fim, do que era chamado de padrão ouro, o dólar passou ser uma moeda sustentada apenas pela confiança das pessoas e empresas em seu governo.
Mas ouro não deixou de ser uma commodity importante para as economias globais.
Hoje, os EUA possuem a maior reserva de ouro do mundo com 8 mil toneladas e outros países buscam aumentar suas reservas todos os anos. Os motivos para isso são:
Reserva de Valor e Estabilidade: o ouro é uma reserva universal de valor, durável e escasso, mantendo seu valor ao longo do tempo, mesmo frente à inflação ou crises.
Proteção em Crises Econômicas: durante crises ou instabilidade geopolítica, o ouro serve como "porto seguro", ajudando países a proteger suas economias.
Diversificação de Reservas: manter ouro reduz a dependência de moedas estrangeiras e protege contra volatilidades financeiras.
Hedge Contra Inflação: o ouro resiste à inflação, preservando valor enquanto moedas perdem poder de compra.
Poder Geopolítico e Econômico: reservas de ouro reforçam a soberania econômica e ampliam a influência global, como fazem China e Rússia.
Um exemplo claro desse último ponto foi a Rússia.
Nos anos que antecederam a invasão na Ucrânia, o governo de Vladimir Putin aumentou nos últimos anos suas reservas de ouro de forma acelerada.
De acordo com dados do Banco Central da Rússia, as reservas de ouro do país cresceram de cerca de 1.000 toneladas em 2014 para mais de 2.300 toneladas em 2021.
Essa foi parte de uma estratégia para conseguir ficar menos exposto ao dólar após as sanções econômicas sofridas com o início do conflito.
No último mês de julho, Larry Fink, CEO da BlackRock, disse a CNBC que errou ao avaliar o Bitcoin e que depois de estuda-lo passou chamar de ouro digital.
Desde então, a BlackRock tem feito grandes esforços para convencer o mundo de que o Bitcoin é o melhor ativo de proteção contra crises globais.
Em outras palavras, todos os pontos mencionados acima sobre a importância do ouro, podem ser aplicados ao Bitcoin e com outras vantagens adicionais.
Em agosto, Donald Trump participou do Bitcoin Conference 2024, onde disse para todo mundo ver que criará uma reserva estratégica de BTC nos EUA caso fosse eleito.
Com sua vitória, Trump agora corre para viabilizar a sua promessa.
Bitcoin no cofre do Tio Sam
Nesse momento, Trump está trabalhando para montar a equipe que irá ajuda-lo governar a América nos próximos 4 anos.
E um dos departamentos chaves para conseguir cumprir sua promessa é a Secretaria do Tesouro.
Vários nomes foram levantados para ocupar a cadeira, mas vou citar dois principais:
Scott Bessent é um renomado investidor e gestor de fundos que trabalhou como estrategista-chefe de investimentos de George Soros. Ele também fundou a Key Square Group, sua própria firma de gestão de investimentos.
Suas últimas declarações sobre criptomoedas e bitcoin são bastante animadoras.
“Acho que tudo está na mesa com o Bitcoin. Uma das coisas mais empolgantes sobre o Bitcoin é que ele atrai jovens e aqueles que nunca participaram de mercados antes. Cultivar uma cultura de mercado nos EUA, onde as pessoas acreditam em um sistema que funciona para elas, é a peça central do capitalismo.”
O segundo nome é Howard Lutnick, bilionário e CEO de uma das custodiantes da stablecoin Tether.
Lutnick, também palestrou no Bitcoin Conference 2024 e tem recebido apoio de Elon Musk para ocupar o cargo.
Suas falas sobre o bitcoin também mostram estar alinhado a ambição de Trump para transformar os EUA como a capital das criptomoedas.
Segundo Lutnick:
"Bitcoin é uma commodity. Deve ser tratado como o ouro e o petróleo".
Independente de quem será o escolhido está claro que Trump escolherá alguém pró cripto e com as credenciais para tornar isso uma realidade.
Por enquanto, as chances de Trump conseguir esse feito é de 31%, segundo a plataforma Polymarket.
Essa é apenas uma estimativa, mas já dá uma ideia de como o assunto pode ganhar cada vez mais relevância.
A senadora americana Cynthia Lummis, uma das vozes mais importantes a favor das criptomoedas no Congresso dos EUA, está liderando esforços para introduzir propostas que possam integrar o Bitcoin às reservas do país.
Segundo, Lummis o governo poderia trocar parte da sua reserva de ouro em Bitcoin. A ideia é adquirir 5% de todo o fornecimento total de BTC, ou seja, 1 milhão de BTCs.
Caso isso realmente aconteça, o CEO e fundador da Galaxy Digital, Mike Novogratz, acredita que o preço por unidade de Bitcoin pode chegar a 500 mil dólares nos próximos anos.
Ao meu ver, isso também vai desencadear uma corrida por parte de outros países para fazer o mesmo, principalmente, países pequenos e emergentes. A exemplo de El Salvador e o Butão.
Mas também pode levar grandes potencias mundiais adotar o Bitcoin como estratégia geopolítica. Visto que o Bitcoin é um ativo digital, sem fronteiras, divisível e eficiente para transacionar.
Se tudo isso realmente irá acontecer, só o tempo dirá!
Ajudem a divulgar a newsletter. Estou empenhado para fazer disso uma ferramenta educacional sobre criptomoedas, finanças descentralizadas e blockchain.
E se você deseja acelerar os seus resultados no mercado cripto.
No próximo dia 25, vou abrir novamente as vagas para o Alpha Cripto. Essa será a última oportunidade do ano para você fazer parte da comunidade que mais coloca dinheiro no seu bolso.
Entre na lista de espera para receber todas as informações necessárias. Link abaixo:
Não perca essa oportunidade.
Tamo junto, meus pits.
Até mais!
+Conhecimento
Para se aprofundar nos assuntos relacionados a essa edição, sugiro você assistir esses vídeos:
Estamos vivendo uma nova fase do mercado com o Bitcoin no centro das atenções. Para entender qual é a mentalidade que vai fazer você ganhar dinheiro nesta pernada de alta, veja o vídeo abaixo:
Para entender com mais detalhes como a BlackRock tem liderado o movimento Bitcoin no mundo, veja esse vídeo:
Grupo de análise 100% GRATUITO: para estar por dentro de tudo o que acontece de mais importante no mercado cripto e saber aproveitar as melhores oportunidades, eu tenho um grupo 100% gratuito onde envio de segunda a sexta análises do mercado. Para entrar clique no link abaixo:
Lembre-se, essa newsletter tem apenas um caráter informativo sobre as criptomoedas. Nada do que é escrito aqui deve ser interpretado como recomendação financeira, fiscal ou pessoal. Nosso único objetivo é levar mais conhecimento e educação para os leitores. Faça sua própria pesquisa e aceite apenas recomendação de profissionais qualificados.
Siga minhas redes sociais: