Raio-x cripto: 6 métricas que revelam o potencial explosivo de uma criptomoeda

Como usar essas métricas para turbinar a sua carteira com token de alta valorização

Para negociar criptomoedas é necessário ter a segurança e facilidade para transferências e pagamentos, protegendo o seu capital e otimizando suas transações. É por isso que eu tenho usado a Coinbase. 

É maior corretora dos EUA e presente em mais de 100 países, também atua no Brasil trazendo uma experiência simples com pagamentos feitos por Pix ou cartão de crédito para quem quer negociar criptomoedas sem complicações.

Aproveite o programa Indique e Ganhe para abrir sua conta na Coinbase.

Usando o meu link, você abre a sua conta e ganha 20 reais em Bitcoin após a primeira transação de qualquer valor.

Para participar, acesse o link abaixo:

O bull market é o momento ideal para encontrar tokens de assimetria explosiva para turbinar a sua carteira.

E parte de processo consiste em achar projetos que estão performando bem em métricas básicas de crescimento.

Nesta edição, vou apresentar as principais métricas que você deve se concentrar em determinados tipos de projetos para entender o potencial do protocolo e se vale a pena aportar uma pequena parte da carteira para alavancar seus resultados.

Sejam muito bem-vindos! Esta é a newsletter do Evandro Pit - seu alpha do mercado cripto.

Uma nova edição todas as segundas, quartas e sextas com os melhores insights para se posicionar de forma lucrativa com criptomoedas.

FALA MEUS PIT! 🐺

Um bom projeto cripto precisa apresentar métricas de crescimento que sinalizem potencial de valorização.

Desta forma, é possível entender qual assimetria (risco/retorno) o protocolo oferece para os holders do token.

E para facilitar essa análise vou destacar as 6 principais métricas. 

1 - Receita

Essa métrica determina quanto de receita o protocolo consegue capturar com as cobranças de taxas.

Em outras palavras, quanto de faturamento o protocolo consegue gerar com o uso do seu produto. 

Um detalhe bastante importante, é saber se o protocolo utiliza parte desta receita para recompra de tokens para queima, diminuindo a inflação do token ou se parte desta receita é compartilhada com os stakeholders. 

Fonte: Artemis

Um bom exemplo disso é a Raydium, principal DEX da rede Solana focada em negociações de memecoin, que aumentou consideravelmente a sua receita nos últimos meses. 

Parte desta receita do protocolo é dividida com os holders do token RAY. 

Esse sistema ganha-ganha entre protocolos e holders pode ganhar cada vez mais adesão daqui para frente com uma flexibilização da regulamentação cripto nos Estados Unidos durante a gestão Trump. 

2 - Total Value Locked (TVL)

TVL representa o valor total de ativos bloqueados (ou depositados) em um ecossistema ou protocolo DeFi.

Essa métrica indica quanto de dólares estão bloqueados no protocolo ou ecossistema. Um crescimento significativo nesta métrica aponta para o crescimento do projeto e seu potencial de atrair atenção do mercado. 

Fonte: Defillama

Um exemplo de destaque desta métrica é o crescimento da rede Base que em pouco mais de um ano saiu do zero para mais de 4 bilhões de dólares, se colocando como uma dos ecossistemas mais quentes deste ciclo. 

3 - Volume de transações

Refere-se ao volume de transações em um protocolo, geralmente medido diariamente ou semanalmente.

Mais do que um aumento no número de transações feitas em um protocolo, o que indica forte crescimento também é o volume em dólares que essas transações representam. 

Isso é um ótimo sinal para entender se uma protocolo DeFi, uma rede ou até mesmo o volume de negociações de uma memecoin tem potencial de crescimento. 

4 - Endereços ativos

Essa métrica também é excelente para entender se o projeto está conseguindo aumentar a sua base de usuários e indicar se o seu produto está atendendo alguma demanda específica do mercado.

Nos últimos meses, tanto Solana como a rede Base, conseguiram multiplicar o número de endereços ativos muito por causa da narrativa de memecoins. 

Neste caso, se a narrativa de memecoins continuar mantendo o interesse, essas redes irão conseguir atrair cada vez mais endereços ativos, gerando mais taxas, receita e crescimento. 

5 - Número de desenvolvedores

Alguns projetos, principalmente redes blockchains, precisam estar em constante desenvolvimento, segurança e apresentando inovações. 

A quantidade de desenvolvedores únicos que contribuem para o projeto reflete o nível de atividade de desenvolvimento e a saúde técnica do projeto.

Fonte: Defillama

O maior exemplo nesse quesito é a rede Ethereum que já contou com quase 500 desenvolvedores em seu desenvolvimento, mas esse é um caso extremo.

Antes de investir em algum projeto, procure informações que assegure que aquele protocolo tem um bom time técnico por trás. Isso dá mais segurança na hora de investir.

6 - Comunidade

A comunidade é, muitas vezes, a força motora que faz o projeto crescer. Essa é uma verdade principalmente quando falamos de tokens que tem o fator especulativo como sua mais aliada. 

Esse é o caso das memecoins. 

Quanto maior e mais engajada for a comunidade, maior será o potencial da memecoins atrair atenção do mercado e fazer seu token se valorizar. 

Ferramentas para análise de métricas

A cada ano que passa o ecossistema cripto está ganhando cada vez mais ferramentas para ajudar na construção dessas métricas. 

Mas para facilitar a sua jornada eu vou listar apenas algumas: DeFiLlama, Dune, Token Terminal, Artemis Terminal e redes sociais como o Twitter para entender o crescimento e engajamento da comunidade. 

Cada uma dessas fontes possuem gráficos e dados para avaliação de cada uma dessas métricas citadas. São todas gratuitas e podem ser acessadas facilmente. 

Desejo boa jornada na busca por grandes oportunidades.

Tamo junto, meu pit!

Ajude a divulgar a newsletter enviando para outros investidores do mercado. Estou empenhado para fazer disso uma ferramenta educacional sobre criptomoedas, finanças descentralizadas e blockchain.

+Conhecimento

Para expandir ainda mais o seu conhecimento sobre métricas, vou deixar o link para um vídeo que postei essa semana para você assistir:

Acabei de postar esse vídeo para te ensinar identificar a hora certa de vender as suas criptos e sair com muito lucro no bolso:

E se você quer ter um lugar seguro para negociar criptomoedas e ainda ganhar 20 reais em bitcoin para começar a sua jornada nesta altseason, eu fiz um vídeo passo a passo para você abrir conta na Coinbase:

Grupo de análise 100% GRATUITO: para estar por dentro de tudo o que acontece de mais importante no mercado cripto e saber aproveitar as melhores oportunidades, eu tenho um grupo 100% gratuito onde envio de segunda a sexta análises do mercado. Para entrar clique no link abaixo:

Lembre-se, essa newsletter tem apenas um caráter informativo sobre as criptomoedas. Nada do que é escrito aqui deve ser interpretado como recomendação financeira, fiscal ou pessoal. Nosso único objetivo é levar mais conhecimento e educação para os leitores. Faça sua própria pesquisa e aceite apenas recomendações de profissionais qualificados.

Siga minhas redes sociais: